
Escultura
A escultura barroco transmite emoção e dramatismo.
É marcada pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais e pelo movimento.
Em Itália, destacam-se Frei Cipriano da Cruz Sousa, José de Almeida, António Ferreira e Machado de Castro.
A pintura barroca é caracterizada por cores fortes e variadas, contrastes de luz e sombra, movimento e dramatismodas figuras e das cenas.
Os principais pintores barrocos foramRembrandt, Rubens, Velázquez e Murillo.
Em Portugal destacam-se Vieira Lusitano.
O Barroco português foi marcado pelas artes decorativas, como a talha dourada, o azulejo e a ourivesaria.
Arquitetura , Palácio ou Solar de Mateus em Vila Real
​
O Palácio de Mateus, nos arredores de Vila Real, é uma casa solarenga de grande elegância e uma das maiores expressões da arquitetura Barroca, possuindo assim belos jardins e extensas propriedades vinÃcolas circundantes.
A data de construção original foi em 1619 e o palácio atual está ligado a António José Botelho Mourão, que foi o seu proprietário em 1721.
O palácio foi concluÃdo em 1750 pelo seu filho, D. LuÃs António Mourão.
Robert Smith atribuiu ao arquiteto italiano Nicolau Nasoni a responsabilidade pelo projeto do Solar de Mateus.
Este historiador de arte, Nasoni terá remodelado um palácio já construÃdo, pois as compridas e planas alas configuram-se de modo diferente face à exuberância do pátio da entrada.
O edifÃcio foi constituÃdo por três corpos: A fachada principal que apresenta grandes janelas com frontões triangulares simples e outros ondulados e interrompidos por concheado.
Num dinâmico jogo barroco, o arquiteto recorreu ao contraste entre superfÃcies côncavas e convexas, com formas ascendentes e descendentes, balaustrada convergente e divergente.
As linhas túrgidas horizontais são interrompidas por um coroamento de estátuas de vulto perfeito e pináculos, acentuando as linhas verticais do conjunto.

Exuberância e requinte dos pormenores esculpidos, combinam com a artificiosa e engenhosa escadaria dupla que compõem o conjunto nobre da fachada.
A entrada dá acesso a uma sala central, que contrasta com os quartos, dando assim uma grande dependência do solar.
Os seus interiores, estão dispostos de modo a proporcionar maior privacidade, onde apresentam excecionais tetos forrados por painéis trapezoidais em madeira.
O mobiliário é de grande qualidade, pois decora os vários compartimentos da casa.
Os jardins, delineados com verdejante buxo e pontuados por canteiros florais, estão magnificamente arranjados, proporcionando a série de terraços adjacentes e uma agradável visão sobre os vinhedos em redor.
O cenário arquitetónico do Solar de Mateus tornou-se famoso em todo o mundo através dos rótulos do conhecido vinho rosé, batizado com a mesma denominação da propriedade onde é produzido.